segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA COZINHA



A cozinha é uma das divisões preferidas da casa, aqui passamos uma parte considerável do tempo que estamos em casa e até em família, seja a cozinhar, a arrumar, a conversar ou nalguns casos até mesmo, por uma questão de tempo, a tomar as principais refeições do dia: pequeno-almoço, almoço e jantar.
Este lugar de eleição é também uma das zonas da casa onde se consome maior energia. Neste fascículo, o Sun Clube seleccionou 10 medidas a tomar para uma maior eficiência energética na sua cozinha. Veja quais são e, o mais importante, comece a pô-las em prática!

1ª MEDIDA: Quando decidir comprar electrodomésticos, escolha um modelo que apresente um classificação AAA, tenha sempre esta característica em atenção!

2ª MEDIDA: Evite abrir a porta do frigorífico e do congelador muitas vezes e regule a temperatura interna de acordo com a necessidade dos alimentos. A nossa sugestão é uma temperatura média.

3ª MEDIDA: Mantenha os principais electrodomésticos da sua cozinha (máquina de lavar a loiça, a roupa, frigorifico e fogão/forno) afastados da parede e protegidos do sol, e em qualquer um deles faça uma revisão regular (sugerimos mínimo três meses e máximo 6 meses – limpeza às máquinas e, no caso do frigorifico, descongele).

4ª MEDIDA: Medida fundamental na revisão de qualquer um dos electrodomésticos é verificar as borrachas do fogão/forno e frigorífico e o calcário da máquina de lavar.

5ª MEDIDA: Se tem microondas tente usá-lo o menor número de vezes possível e seleccione correctamente o tempo de aquecimento para cada alimento.

6ª MEDIDA: Evite abrir a porta do forno quando este estiver a ser usado e desligue-o um pouco antes do prato estar pronto, porque bastará o calor para terminar o cozinhado.

7ª MEDIDA: Não destape as panelas enquanto cozinha, para não perder o calor e não aumentar o tempo de cozedura.

8ª MEDIDA: Opte pela panela de pressão e reduza o tempo de cozedura em 50%.

9ª MEDIDA: Ao cozinhar sugira ideias diferentes. Por exemplo, com as batatas, corte-as em pequenos pedaços para que cozam mais depressa.

10ª MEDIDA: Cozinhar quantidades grandes e congelar algumas porções é uma boa forma de poupar energia. As próximas refeições serão mais rápidas de preparar.

Sem comentários:

Enviar um comentário