Truques, Dicas e Perguntas Frequentes



Dicas para tratar a máquina de lavar com amor

O tema do fascículo 14 é Receitas de Amor e, como não podia deixar de ser, deixamos-lhe aqui uma receita em jeito de dicas, para tratar a sua máquina com todo o amor e carinho:

  • Passe a loiça por água antes de a colocar na máquina. 
 
  • Coloque a máquina a funcionar apenas quando este estiver cheia.
 
  • Adeque os programas de lavagens ao grau de sujidade da loiça.
 
  • Utilize a pré-lavagem apenas quando a loiça estiver bastante suja e, sempre que possível, opte pelo programa económico.
 
  • Evite ao máximo utilizar o programa de secagem. Abra a porta para a loiça secar por si.
 
  • Verifique periodicamente o nível do sal.




Sabemos que começar o ano a limpar não é o melhor conselho – mas se o ajudarmos a libertar-se das limpezas mais difíceis no começo do ano, talvez tudo seja mais fácil!

Truques para facilitar as limpezas o ano inteiro:

  • Sabia que se limpar as juntas dos azulejos da cozinha com um pincel demolhado em lixívia, elas demoram mais tempo a sujar-se novamente? Experimente!

  • E se limpar as torneiras da cozinha com um pano humedecido em álcool para retirar as manchas de água, elas ficam mais bonitas!

  • Na limpeza do chão da cozinha se acrescentar vinagre na água com o  produto que costuma usar para lavar o chão, as sujidades mais difíceis saltam!

  • Para acabar mais rapidamente com o cheiro de fritos na sua cozinha, coloque um recipiente ao lume com água, junte uma casca de limão e um pau de canela, e deixe ferver durante 5 minutos, é um segredo óptimo!

  • E por último na sua bancada da cozinha, para que fique mais tempo limpa, no caso de ser em aço inoxidável - lave a superfície com água quente e detergente líquido, enxagúe e seque com um pano; se for em madeira: limpe com uma esponja embebida em água e sabão e verá que fica a brilhar por muito mais tempo!




    Dicas para lavagens especiais

    Para lavagens especiais, escolha o programa certo:

    Programa de Loiça Delicada – Utiliza-se quando a loiça é muito delicada (ex. Vidros e porcelanas) ou precisa de uma ligeira lavagem.

    Programa Intensivo ou Especial Tachos – Para loiça muito suja em que a acção mecânica da Máquina é reforçada pelo aumento de pressão da água no braço rotativo inferior. A água é projectada com grande pressão no interior dos tachos que foram colocados no tabuleiro inferior da Máquina.

    Programa Económico – Estes programas são normalmente identificados como programas Eco, ½ carga ou Rápidos. Utilizam menos água ou são mais curtos ou, ainda utilizam temperaturas menos elevadas.




    Como evitar os maus odores

    Para que a sua máquina nunca tenha odores indesejados, recomendamos o uso de Sun Desodorizante. É fácil de usar e mantém-se na máquina durante a lavagem.

    Está disponível em 2 variedades:

    -       Limão – Elimina os odores desagradáveis, libertando um agradável perfume a limão;
    -       Neutralizer – neutraliza os maus odores sem deixar perfume na loiça, pelo que a sua máquina simplesmente cheira a limpeza e frescura.




     
    Dicas para uma lavagem eficiente

    Limpe a loiça com papel para tirar resíduos maiores antes de colocada na Máquina;

    Para evitar resíduos de café, chá, vinho ou baton, após a colocação das peças na Máquina, deverá ligar o programa “passar por água” para a sujidade não ficar ressequida;

    Se a loiça ficar mal lavada, verifique:
     - se os braços de lavagem não estão obstruídos com alguma peça de loiça;
     - se utilizou o programa correcto;
     - se respeitou a dosagem recomendada;
     - e nunca espere mais de 2 dias para lavar a loiça que está na Máquina.



    Como reparar a loiça partida

    Para poder reparar alguma daquela loiça mais antiga já partida e que lhe é tão querida, deixamos-lhe aqui algumas dicas:

    Compre cola EPOXI de secagem lenta. Um tipo de cola que dá para rectificar a colagem e é resistente às lavagens em água quente, mas apenas depois de seca:

    1. Limpe as bordas dos fragmentos de loiça partida com um pouco de álcool e uma escova.

    2. Aplique a cola sobre as superfícies a colar e una-as, exercendo pressão. Para uma colagem eficaz, a pressão deve ser exercida durante 12 horas. Utilize molas da roupa, adesivo, ou outro material que possa ajudar.

    3. Com um palito molhado em álcool retire o excesso de cola que possa ter ficado, antes que esta seque.

    4. Depois de seca e para que a superfície fique completamente lisa, passe com uma lixa de água de grão muito fino humedecida.

    E já está! A sua loiça como nova!


      Dicas para a compra da sua máquina da loiça

    - Se tiver que optar entre aparelhos da mesma classe, faça a comparação do consumo por lavagem;
    - Antes de comprar, leia sempre a etiqueta energética para conhecer ao pormenor todas as características da máquina;
    - Os modelos mais eficientes são os da classe A;
    - Caso a máquina seja para encastrar nos armários, ao medir o espaço na cozinha conte com menos cerca de 3cm da tampa;
    - Após a compra, lembre-se que poupar água e energia também depende de si! Use um programa “eco” de baixas temperaturas e poupará água e energia quando comparados com um programa a altas temperaturas.


     Dicas para ter um faqueiro cuidado e brilhante!
     
    No passatempo “Ganhe um faqueiro com a Cutipol”, recebemos inúmeras dicas e segredos fantásticos para ter um faqueiro cuidado e brilhante!
    É impossível partilhar todas convosco, mas aqui fica uma selecção de algumas das mais originais e eficazes.

     (...) um truque mais caseiro, basta misturar meia chávena de vinagre com 2 colheres de bicarbonato de sódio, depois mergulhar os talheres duas a três horas nesta solução, nada melhor para deixar brilhante o meu faqueiro, seja no inverno ou no verão.
    Depois é só lavá-los em água fria e limpar com um pano macio, para que fiquem ainda mais deslumbrantes, prontos para um dia especial, no meu aniversário ou no Natal.
    Enviado por Rosa Cristiana Soares Reis

    (…) passar todos os seus talheres por vinagre ou gotas de limão ou lima e depois por àgua morna e sabão, passar por àgua quente para retirar o sabão e secá-los logo de seguida, para ficar brilhantes e sem manchas.
    Enviado por Paula Alexandra Teixeira Godinho Gouveia

     (…) Os talheres de prata que não são usados regularmente devem ser embrulhados em papel antioxidante para talheres.
    Não se deve embrulhar em papel de jornal, papel de embrulho, lã ou borracha, porque contêm enxofre, o que provoca a formação de manchas. Além do mais, existem malas próprias para guardar talheres. Pode-se ainda embrulhá-los em papel fino, isento de ácidos (papel de seda, por exemplo).
    Enviado por Semiramis Amanajás

    (...) Não se deve encher demasiado o cesto de talheres do lava-loiça, coloque facas, garfos e colheres no cesto de talheres com o cabo para baixo. Não deve separá-los por tipo, pois os jactos de água atingem os talheres mais facilmente se não se amontoarem em pontos em comum.
    (...) Evite o contacto das peças com superfícies quentes. Elas provocam a descoloração do produto e afloram a composição física do metal ferroso contida no inox (aço carbono) causando oxidação.
    Enviado por Susana Mano


    Talheres na máquina de lavar loiça!
    • Coloque os talheres no cesto com os cabos virados para baixo e misture os talheres nos vários compartimentos do cesto.
    • Se pretender pode colocar os garfos e facas afiadas com o cabo para cima, evitando assim o perigo de ferimentos.
    • Os talheres com partes em madeira ou marfim não devem ser lavados na máquina, uma vez que os cabos podem soltar-se!
    • Não coloque na Máquina talheres e metais diferentes em contacto uns com os outros (pode causar a corrosão dos metais).


    Como conservar o bom funcionamento da máquina?
    1. Depois de cada lavagem feche a torneira da máquina e desligue-a;
    2. Uma vez por semana limpe a junta de borracha da contra-porta e o filtro da sua máquina;
    3. Uma vez por mês verifique o nível de abrilhantador e ajuste-o caso seja necessário. Pode também efectuar uma lavagem com a máquina vazia, utilizando SUN limpa máquinas!



















    O que fazer para evitar traços de calcário nos seus copos?
    A principal causa deste problema deve-se ao facto de não estar a utilizar a dose correcta de abrilhatador. Para evitar que tal aconteça recomendamos que encha o depósito do abrilhantador logo que o visor da máquina indique que este compartimento se encontra vazio. Se a água da sua casa tiver muito calcário a dose de abrilhantador deve ser aumentada.

    Para saber a dureza da sua água contacte a Câmara Municipal do seu Concelho ou ligue para o Serviço de Assistência ao Consumidor SUN (808 266 030) e solicite uma tira medidora de calcário.
















    Que programa da máquina devo escolher?
    Quando escolhe um programa para lavar a sua loiça deve ter em atenção ao tipo de loiça que se encontra na máquina bem como ao grau de sujidade que esta tem.
    Em baixo deixamos os vários tipos de programa que as máquinas costuma ter ao seu dispor:

    PROGRAMA “PASSAR POR ÁGUA”
    Quando a Máquina não está cheia e só será utilizada numa próxima refeição costuma utilizar-se este programa. É de curta duração, a frio e evita que a sujidade seque. Não necessita de detergente.

    PROGRAMA COMPLETO
    Este programa faz pré-lavagem e lavagem principal e utiliza todas as funções da Máquina. É um programa que se deve utilizar para loiça muito suja.

    A lavagem principal é feita com água quente actuando conjuntamente com o Detergente escolhido. A temperatura vai subindo progressivamente o que permite melhores condições para eliminar a sujidade. O enxaguamento é feito a quente havendo, no mínimo, duas mudanças de água e na última é adicionado o Abrilhantador. A secagem é feita aproveitando o calor do enxaguamento (conforme a Máquina).

    PROGRAMA DE LAVAGEM PRINCIPAL SEM PRÉ-LAVAGEM
    Se a loiça não estiver muito suja nem muito gordurosa não há necessidade de pré-lavagem.

     
















    O que não deve colocar na máquina de lavar loiça
    - Talheres e loiça em madeira ou com partes em madeira ou marfim, pois os cabos dos talheres podem soltar-se;
    - Peças de artesanato ou peças antigas;
    - Peças em plástico não resistente a temperaturas elevadas, pois estes podem deformar-se;
    - Objectos de cobre, estanho ou latão, bem como loiça em alumínio (poderão ficar baços);
    - Loiça de barro e faiança artística decorada;
    - Copos e objectos de vidro sensível e de cristal.

     













    A minha loiça fica mal lavada. Porque será?
    Existem várias razões para que isso possa estar a acontecer: pouco detergente, a gaveta do detergente pode não estar a funcionar correctamente, coloca demasiada loiça nos tabuleiros da sua máquina, a louça fica demasiado tempo na máquina antes de ser lavada, entre outras.

    Conselhos e soluções
    - Verifique se os braços de lavagem não estão obstruídos com alguma peça de loiça;
    - Verifique se utiliza o programa correcto;
    - Respeite a dosagem recomendada ou use pastilhas Sun All in 1 que já têm a dose certa;
    - Nunca esperar mais de 2 dias para lavar a loiça que está na máquina;