terça-feira, 31 de agosto de 2010


































MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA
- Use a máquina de lavar loiça apenas com cargas e no final do programa de lavagem abra a máquina e deixe a sua loiça secar à temperatura ambiente;
- Se a sua máquina de lavar loiça tiver um intensificador de aquecimento de água, use-o; isto aquecerá a água aos 60 graus recomendados por fabricantes, mantendo uma conservação da energia 49 graus no seu aquecedor de água primário.

MÁQUINA DE LAVAR/SECAR ROUPA
- Deve fazer a sua lavagem com a carga máxima e as baixas temperaturas.
- Sempre que existir, usar o programa ECO da máquina.
- Seque a roupa ao ar livre. Gasta-se duas vezes mais energia a secar na máquina do que a lavar. Por isso, por cada carga de roupa que seca no estendal, ganha as duas lavagens seguintes de graça. As máquinas de secar gastam electricidade e produzem uma média de 310kg de... CO2 por ano. Se não as usar, poupa a mesma quantidade de energia e dinheiro que poupa ao isolar toda a sua casa.

FOGÃO, FORNO E MICRONDAS
-Use aparelhos de cozinha mais pequenos sempre que possível. Os microondas, os fornos de torradeira e os fogareiros lentos podem usar 75 por cento menos energia do que um grande forno eléctrico.
- Use a função de limpeza automática do seu forno imediatamente depois de cozinhar, enquanto o forno ainda está quente. Isto reduzirá um tempo de aquecimento longo.
- Use tampas em tachos e panelas para reduzir os tempos de cozedura, e não ponha uma pequena panela num grande bico de gás.
- Mantenha limpas as placas de gordura por baixo de bicos de gás para reflectir o calor mais eficientemente.

FRIGORÍFICO E CONGELADOR
- Aspire as bobines do frigorífico duas vezes por ano para manter o compressor a funcionar eficientemente.
- Como a sua mãe sempre lhe dizia, não deixe a porta do frigorífico aberta. De cada vez que é aberto, até 30 por cento do ar refrigerado pode sair. A mesma regra se aplica ao forno.
- Mantenha a temperatura do frigorífico entre aproximadamente 2-3ºC, e o congelador entre -17 e -15ºC.
- Não sobrecarregue o frigorífico ou o congelador. O ar frio tem de circular livremente para mater a comida na temperatura própria.
Assegure-se que o frigorífico está nivelado, para que a porta se feche automaticamente em vez de abrir. Se o chão não for nivelado, use cunhas para sustentar a frente do frigorífico.
Verifique o selo na porta do seu frigorífico fechando-o numa nota. Se conseguir arrancar a nota facilmente, é tempo de substituir as juntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário